segunda-feira, 23 de maio de 2011

Biodiversidade, Fatores bióticos e abióticos, Biomas


 Temas da Prova III de Fauna, Flora e Ambiente (24/05/2011) - Parte II

Conceitos-chave da prova tratados:
- Biodiversidade
- Fatores bióticos e abióticos 
- Biomas

 Resumo comentado do livro Ecology - A bridge between science and society (Odum)!



Biodiversidade ou Diversidade Biológica
Pode ser analisada em 3 (ou mais) dimensões, interrelacionadas:

I) Diversidade genética
Diversidade na composição genética dentre as populações ou no acervo genético de uma determinada espécie. Sua importância é baseada no efeito negativo de afunilamentos genéticos sobre a capacidade adaptativa das populações.

II) Diversidade de espécies
Reconhece-se 2 elementos da diversidade de espécies:

a) Riqueza ou variedade
Pode ser expressa pelo número de unidades taxonômicas (espécie, variedade genética) por unidade de espaço.

a) Abundância relativa
Refere-se à proporção de indivíduos dentre os tipos existentes. Dentre duas comunidades com o mesmo número de espécies, é considerada a mais diversa aquela que possuir os números de indivíduos de cada tipo mais homogêneo (ou seja, não há a existência de uma espécie dominante).

III) Diversidade de ecossistemas ou de paisagens
Refere-se à diversidade de papéis ecológicos (nichos) desempenhados pelos organismos. Para a manutenção da diversidade de um ecossistema é importante manter a redundância (repetição de uma ou mais espécie ou grupos responsáveis por processos ou conexões da teia trófica importantes). Espécies-chave são um grupo funcional sem redundância, portanto, sua retirada do ecossistema causaria grandes mudanças estruturais/funcionais do ecossistema.


Fatores bióticos

As relações ecológicas entre os elementos vivos são fatores bióticos. Ecossistemas têm 2 componentes principais: autótrofos (fixam energia e transformam compostos inorgânicos simples) e heterótrofos (utilizam, rearranjam e degradam a matéria orgânica). Os dois componentes estão interligados por redes de transferência de energia (teia alimentar) e por interações diversas (e. g. competição, mutualismo, predação).

Fatores abióticos

São os fatores físicos que determinam as condições de existência da comunidade biótica. Apontam que tipos de organismos estarão presentes e, indiretamente, como estarão organizados em comunidades e como utilizarão os recursos e energia disponíveis. Ecossistemas tem 2 componentes abióticos principais: o fluxo de energia (unidirecional, determina as interações implícitas nas cadeias tróficas) e o clico de materiais ou ciclos biogeoquímicos (ciclos indefinidos de recursos que circulam entre componentes bióticos e abióticos).

Biomas
São as maiores sub-unidades da biosfera. Possuem diversidade biológica própria (fauna e flora), mas são caracterizados por um determinado tipo de cobertura vegetal (que pode variar morfologicamente). São identificáveis apenas em nível regional, pois a transição entre biomas é gradual, geralmente. É determinado por condições geoclimáticas similares ao longo de sua extensão, principalmente temperatura (devido a gradientes latitudinais e de altitude) e distribuição de precipitação (influenciada pelo movimento das correntes de ar).

4 comentários: